Como otimizar o tempo com a transformação digital

Inserção da tecnologia na rotina é capaz de otimizar o tempo e melhorar a criatividade das equipes no dia a dia

O cenário da pandemia acelerou uma das metodologias mais importante para o desenvolvimento das empresas no mercado: a digitalização dos processos. Ainda que muitas organizações prefiram seguir os modelos tradicionais de planejamento de fluxos, aquelas que optam pela inserção do digital em suas rotinas estão mais competitivas e preparadas para o futuro.

Isso porque a transformação digital otimiza o tempo e melhora a criatividade das equipes no dia a dia. Consequentemente, essa mudança de cenário desencadeia na satisfação do cliente, que passa a ser o foco principal de toda a estruturação das rotinas.

Mas como ter a certeza de que implementar essa mudança radical vai trazer resultados para a empresa? A gente te explica, mas primeiro, precisamos rever dois importantes conceitos.

O que é transformação digital e digitalização?

Nosso blog possui um artigo exclusivo sobre o assunto, mas, resumidamente, podemos definir a transformação digital em uma frase de Salesforce, no BPM-CBOK:

“É o processo de usar tecnologias digitais para criar – ou modificar – processos de negócios, cultura e experiências de clientes existentes para atender às mudanças nos requisitos de negócios e de mercado” (pg. 216).

Já a digitalização, consiste nas mudanças reais realizadas por meio da tecnologia. E isso não significa somente o uso de mais aparelhos tecnológicos nas organizações. Mas sim, trazer para o dia a dia conceitos avançados como Big Data, Internet das coisas, blockchain, entre outros (Rockcontent).

Ou seja, a transformação digital e a digitalização caminham juntas rumo ao crescimento das empresas e podem ser compreendidas como:

  • Digitalização = o processo
  • Transformação digital = o efeito

Aumento da produtividade com a transformação digital

Se você sente a necessidade de encontrar saídas que melhorem a sua produtividade, saiba que não está sozinho nesta caminhada. Hoje, tanto profissionais autônomos como pequenas, médias e grandes empresas, estão à procura de soluções que otimizem a gestão de tempo e não deixem de garantir a satisfação do cliente.

Por isso que a transformação digital ganha cada vez mais adeptos. Além de compreender todos os fluxos e processos produtivos do negócio, ela é capaz de identificar as dificuldades e gargalos que precisam ser melhorados para ampliar o desempenho de cada etapa.

E é claro que, a capacidade de absorver bilhões de dados em poucos segundos e analisá-los com uma taxa de erro mínima, faz toda a diferença na rotina de uma empresa. Imagine ter que dedicar parte da jornada dos funcionários somente para fazer a leitura dos dados obtidos no dia?

Provavelmente muito tempo seria “perdido” nestas análises e as pessoas ficariam saturadas e sem criatividade para dar sequência a outras atividades.

A transformação digital proporciona mais autonomia às rotinas e liberdade aos envolvidos nos fluxos. Além, é claro, de garantir mais eficiência nos resultados.

A exemplo, com a introdução da inteligência artificial (IA) e automação robótica de processos (RPA), segundo o BPM-CBOK, tarefas repetitivas e ordinárias agora podem ser automatizadas, de modo que a RPA seja cada vez mais importante para empresas de médio a grande porte.

Outra vantagem é que a automação dos fluxos pode reduzir os custos associados às atividades de processo e aos tempos de latência entre etapas de um processo, principalmente quando comparados aos métodos com base em papel.

Integração inteligente de fluxos

Uma das grandes vantagens desse novo cenário é a possibilidade de integração de todos os dados da empresa. Ou seja, os supervisores não precisam mais esperar para saber em qual estágio está o fluxo e seus resultados, afinal os relatórios são gerados em tempo real e as etapas estão digitalizadas.

Com a Suite SA, por exemplo, os fluxos podem ser automatizados, resultando em uma melhor gestão do negócio, com mediação e controle total na execução dos processos. O SA Process Manager permite mapear, otimizar e automatizar a execução e os resultados dos processos da organização. Com direto vínculo com planejamento estratégico.

Já o Interact Flow, produto que será lançado nos próximos dias pela Interact, segue a mesma lógica do SA Process Manager, mas com a vantagem de ser gratuito e estar disponível para os mais variados modelos de empresa e profissionais.

Fique ligado nas nossas redes sociais e no site para saber mais sobre esse lançamento que promete transformar a sua rotina de forma inteligente e integrada.

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Assine agora mesmo a nossa newsletter