O futuro do trabalho é mobile e digital

A tecnologia transformou a maneira das pessoas agirem e pensarem. Hoje é possível ter o mundo na palma das mãos e com apenas poucos toques. No que diz respeito ao mundo empresarial, essa mudança também pode ser percebida, principalmente com o uso de dispositivos móveis, que chegaram para reestruturar os tradicionais processos nas empresas e melhorar o desempenho geral. Hoje, sem dúvidas já se sabe que o futuro do trabalho é mobile e digital.

Mobilidade digital é um termo relacionado à transformação digital e resulta no uso da tecnologia e de dispositivos como facilitadores e agregadores de funcionalidades à rotina empresarial. Ou seja, ela visa melhorar o desempenho dos negócios, bem como solucionar problemas e alcançar melhores resultados.

No dia a dia dos colaboradores a mobilidade digital pressupõe que os dados estejam centralizados e sempre disponíveis. E para isso, as empresas apostam em softwares de gestão que, além de conectar a empresa a qualquer lugar do mundo, também melhoram a experiência digital entre as equipes e os clientes.

Quais os benefícios da mobilidade digital para as empresas?

  • Aumento da produtividade
    A mobilidade digital melhora o fluxo dos processos e reduz o tempo das tarefas cotidianas. Isto porque o acesso às informações fica muito mais fácil. O uso da tecnologia também aproxima as equipes, reduzindo ou mesmo acabando com os problemas de falta de informação e ruídos.Mesmo os times que trabalham home office conseguem atuar com a mesma qualidade daqueles que estão presenciais todos os dias.
  • Indicadores sempre disponíveis (portabilidade)
    Por meio da consulta de dashboards, é possível ter acesso a informações e dados em tempo real. Isso auxilia na tomada de decisões mais assertivas e agiliza os processos, visto que os colaboradores não precisam depender um dos outros a todo momento para obter métricas mais precisas.
  • Redução de custos
    O uso das novas tecnologias não exige altos investimentos em infraestrutura fixa. Com isso, as empresas podem redirecionar seus gastos para atividades e demandas prioritárias.Além disso, a não necessidade de um espaço físico permite que muitas empresas adotem o home office ou a rotina híbrida, modalidades de trabalho que se intensificaram com a pandemia e vieram para ficar no mercado.
  • Melhora no atendimento e otimização de processos
    Imagine chegar em uma reunião com o cliente e perceber que um de seus slides gráficos está desatualizado. Com os softwares de gestão em mãos, é possível consultar os dados no exato momento, sem a necessidade de deixar o cliente esperando e sem correr o risco de perder a sua credibilidade.Outra questão importante neste aspecto, é a fácil conexão entre as equipes. A facilidade do fluxo de informações “é uma forma de favorecer a velocidade das comunicações entre colaboradores – nas empresas ou negócios – que se tornam mais fluídas e assertivas” (M&A – LinkedIn).
  • Maior segurança de informações
    Por fim, mas não menos importante, a mobilidade digital traz consigo uma preocupação com a segurança dos dados. Uma vez que as mensagens e informações são criptografadas e monitoradas, conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, os processos entre colaboradores e clientes ficam ainda mais assegurados.

Como aplicar a mobilidade digital em minha empresa?

Um dos primeiros passos para aderir a tecnologia à rotina da empresa é dispor de um sistema confiável. A Interact, por exemplo, possui uma versão da Suite SA para dispositivos móveis, o que facilita ainda mais a rotina dos clientes, e em breve fará o lançamento do SA Pocket.

A solução agrupará aplicações para realizar auditorias; abrir processos, tarefas e chamados; fazer análises e muito mais. O produto será lançado no dia 15 de agosto e promete transformar o modo como os clientes realizam a sua governança corporativa. Acompanhe as nossas redes sociais e os conteúdos do Blog da Interact para saber mais sobre esta grande novidade.

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Assine agora mesmo a nossa newsletter