Qual a importância da gestão da qualidade para as empresas?

Para quem almeja conquistar o mercado e fidelizar os clientes, a Gestão da Qualidade é uma tarefa obrigatória na rotina da empresa. Isso porquê as atualizações constantes dos setores e a mudança de comportamento do consumidor fizeram surgir um novo cenário econômico.

Hoje, com o advento da internet, por exemplo, as empresas disputam um espaço cada vez mais competitivo e globalizado. Lugar este em que a opinião do cliente e o movimento do concorrente também podem interferir (e muito) no sucesso dos projetos.

Neste contexto, o sistema de Gestão da Qualidade pode ser considerado um aliado. Como o próprio nome já diz, foi criado para garantir a qualidade dos produtos e serviços. É um processo que nunca acaba, pois todos os dias pode ser aprimorado, conforme as necessidades da empresa e exigências do mercado.

Basicamente, ele entende que todos os processos são essenciais para os bons resultados da empresa. Por isso, quando colocada em prática, a Gestão da Qualidade movimenta diferentes setores em busca do alinhamento de todas as áreas, desde o atendimento até a direção.

“Manter uma gestão de qualidade dentro da sua empresa pode redefinir os rumos, melhorando o que não está gerando bons resultados” (Giuly Maria de Lima Bento*).

E é importante destacar que, de certa forma, ter uma Gestão de Qualidade não representa apenas seguir regras e normas impostas por autoridades, mas sim envolver as pessoas em prol do desenvolvimento.

As empresas que implementam sistemas de Gestão de Qualidade são aquelas que operam de acordo com as normas nacionais e internacionais. Ou seja, possuem certificações e reconhecimentos, garantindo maior segurança para todos os envolvidos nos processos, desde os profissionais até clientes.

ISO 9001

Falar em Gestão da Qualidade é falar em excelência. E uma das principais referências quando abordamos sobre este tema, é a NBR ISO 9001, uma norma que orienta as empresas no que diz respeito a satisfação do cliente, a constante melhoria e o gerenciamento do processo.

Em resumo, a ISO 9001 auxilia as organizações a identificarem claramente seus objetivos, vislumbrar novas oportunidades de negócios, detectar e tratar os riscos, entre outros aspectos. Aqui no blog da Interact, temos um conteúdo exclusivo sobre a ISO 9001.

O que chama a atenção nesta norma, é que ela se adequa para organizações de todos os tipos, tamanhos e setores. Por isso, é uma das mais utilizadas no mundo todo, estando presente em 170 nações.

Conheça algumas acreditações:

  •  ONA: A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde.
  • Joint Commission International: Também conhecida como JCI, é líder mundial em certificação de organizações de saúde. É uma organização não governamental norte-americana, que atua com o objetivo de criar uma cultura de segurança e qualidade no cuidado ao paciente, familiares, profissionais e parceiros.
  • QMentum International™: é um modelo de avaliação de serviços de saúde da Accreditation Canada. Assegura que as organizações atendam aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Gestão da Qualidade Interact

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Assine agora mesmo a nossa newsletter