Artigos

South Summit: A inovação no Sul Global

26/10/2023
South Summit: A inovação no Sul Global

Uma bandeira no mapa global da inovação.

Esta é a imagem que fica do primeiro South Summit Brasil, realizado em Porto Alegre, que tive a oportunidade de participar pela Interact Solutions junto a outros cinco colegas.

Mais de 20 mil pessoas circularam no Cais Mauá, nas margens do rio Guaíba. Os antigos galpões deram espaço para a efervescência de 450 investidores, 500 palestrantes, 2,5 mil startups e centenas de empresas de 76 países.

América Invertida, obra de 1943 do artista uruguaio Joaquín Torres García.

Uma verdadeira ressignificação do espaço, mas também do nosso lugar no Sul Global do ecossistema da inovação. Um giro de 180º, como na obra América Invertida, de Joaquín García.

Este foi um passo importante para nos situar em novos trilhos – da mudança, da transformação digital, da nova economia.

A história do próprio South Summit é exemplo desta necessidade de se reinventar. O evento foi criado em plena crise de 2012, na Espanha.

 

 

Em busca da retomada da economia espanhola, nasceu este projeto com a convicção de que os empreendedores seriam a força motriz do país, sendo necessário criar um espaço para reunir talento, inovação e oportunidades de negócios.

O slogan Business is innovation exprime este propósito. Neste ano, atravessou o Atlântico, embarcando pela primeira vez em outro país – o nosso.

Que venha para ficar.

Fonte: Divulgação

Insights e networking
O evento foi uma excelente oportunidade de networking. Entre uma conversa e outra, também pude extrair insights das palestras do evento.

Compartilho 5 deles:

  1. Maria Clara Timoner, das lojas Renner, abordou em uma de suas palestras sobre a importância de aderir a mentalidade de ecossistema para sobrevivência na nova economia.
  2. Martin Spier, ex-Netflix e atual PicPay, compartilhou sua experiência em mais de uma década em modelos descentralizados de gestão, cujas características principais são a autonomia e o compartilhamento de um propósito em comum.
  3. Kelly Gusmão, da Warren Investimentos, lembrou da importância de conhecer de verdade a dor do mercado antes da criação de qualquer produto ou melhoria do mesmo. Em suma, uma cadeia de valor outside-in.
  4. Dener Lippert De Almeida, da V4 Company, lembrou de refletirmos sobre as nossas atividades. Elas de fato agregam valor para a empresa ou apenas existem para deixar a sua liderança contente?
  5. Caio Ribeiro, da Betterfly, a primeira B-Corp latino-americana a atingir o status de unicórnio, dividiu com público a sua experiência na empresa. Originado neste século, o modelo de negócio B-Corp significa ter uma empresa de altos padrões de desempenho socioambiental, accountability e transparência. A startup Betterfly é um marketplace de serviços, no mercado B2B2C, cujo diferencial é a compensação por bons hábitos por parte dos usuários.

Fonte: Divulgação

 

Por Vinícius Flôres
Supervisor de Comunicação e Marketing na Interact Solutions

 

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter