Notícias

Gestão de Riscos e Qualidade propõe comprometimento de lideranças e alinhamento ao planejamento

27/10/2023
Gestão de Riscos e Qualidade propõe comprometimento de lideranças e alinhamento ao planejamento

A Interact Solutions participou do V Encontro de Qualidade e Segurança do HCPA, em Porto Alegre e elenca os pontos relevantes na hora de falar em Gestão de Riscos e Qualidade

Na quinta e sexta-feira (18 e 19 de maio) o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) promoveu o V Encontro de Qualidade e Segurança que reuniu, em Porto Alegre, profissionais do hospital, estudantes e convidados destaques do setor.

A Interact Solutions participou do evento, apresentando seus serviços num estande corporativo e aproximando-se da rotina da Gestão de Riscos dentro de hospitais, na procura por elementos que nos permitam reforçar e aprimorar as soluções da Gestão de Qualidade e Processos (SA OM, SA RM e SA BPM).

A coordenadora de Análise de Produto, Carolina Bonilla, acompanhou a programação e destaca pontos relevantes das diferentes palestras, apontando a necessidade e importância de estruturar e implementar a Gestão de Riscos e Qualidade dentro das instituições, se apoiando em sistemas que permitam e facilitem o acompanhamento e desdobramento dentro da organização.

Primeiramente, foi abordada a importância da direção na Gestão de Qualidade. A alta direção deve manter-se comprometida, envolvida e definir uma visão a longo prazo, compartilhando valores que guiem e integrem colaboradores, conectando-os com a instituição. Um grande desafio dentro das organizações é dar continuidade ao modelo de gestão, inclusive com a sucessão de lideranças, pois se dá a longo prazo.

Seguindo as tendências e valorizando as pessoas, as organizações devem buscar um fluxo de engajamento: a partir do QUEM, definir o QUE e encontrar o COMO. O conceito alinha-se com as novas metodologias que se fundamentam na essência das pessoas, dando relevância ao ambiente como um grande motivador de resultados.

Uma maneira de divulgar a filosofia da empresa, de forma mais próxima, mantendo os conceitos base do planejamento em um modelo amigável e global, foi proposta como:

• Visão: “o nosso sonho”

• Propósito (missão): “o motivo de acordarmos diariamente”

• Diretriz: “o que devemos fazer”

• Valores: “como fazemos as coisas por aqui”

 

Gestão de Riscos

Assunto de estudo e objetivo fim do evento, a Gestão de Riscos no ambiente hospitalar, mostrou a importância de priorizar os riscos que estejam associados aos objetivos do hospital. Uma boa prática na maneira de elencar a Gestão de Riscos com o planejamento estratégico seria vincular o mapeamento e as revisões globais com o planejamento anual da organização.

A equipe responsável deve ser orientada a se focar na solução, e não a apenas buscar ou analisar os problemas de forma pontual, sempre com um olhar para o futuro. Envolvendo continuamente a administração e a alta direção.

O benefício de optar por um Processo Transversal ganha maior visibilidade buscando integrar todas as áreas. Não somente considerando a gestão por processos ou apenas a visão do planejamento ou, até mesmo, limitando-se à estrutura de setores, mas, promovendo a integração destes critérios.

Mais do que alinhar pessoas com a Gestão de Riscos, deve-se trabalhar na cultura, nas pessoas, para conquistar um resultado positivo e realmente efetivo.

Na prática, algumas ações de melhoria como: atualizar o Código de Ética e Conduta da instituição, revisão do planejamento estratégico, melhorias na estrutura organizacional, identificação de necessidades de treinamento, etc. Devem surgir após cada ciclo da Gestão de Riscos.

 

Triple Aim

O modelo de governança – Triple Aim – foi apresentado e comentado por diferentes palestrantes.

Ele propõe um método para aperfeiçoar o desempenho do sistema de saúde, composto por três objetivos: melhorar a experiência do cuidado, melhorar a saúde da população e reduzir o custo per capita. Visando oferecer valor, com foco na eficiência e efetividade e buscando a melhor relação custo-benefício.

 

Todos esses elementos podem ser integrados à suite SA, consolidando uma estrutura integral e gestão alinhada que permita o monitoramento e acompanhamento desde o modelo de gestão, vinculando diretamente a Gestão de Riscos e Processos, com a medição de indicadores e análises. E num nível mais dinâmico e avançado com integração de sistemas, se apoiar com: acompanhamento em dispositivos mobile, notificações (TV institucional, e-mail, celular), alimentação automática de indicadores, geração de ocorrências de análise, instanciar processos automatizados, alertas de riscos baseadas em regras de negócio, etc.

Ficou interessado e deseja implementar/aperfeiçoar a sua Gestão de Riscos e Qualidade? Nós temos uma solução que combina com o seu negócio.

Nos contate pelo e-mail info@interact.com.br ou deixe seu comentário.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter