Case

UPA Santa Paula se torna a primeira no Brasil com acreditação ONA Nível 2

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) Santa Paula, de Ponta Grossa, no Paraná, conquistou a certificação de qualidade na área da saúde ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, da Organização Nacional da Acreditação. A UPA se tornou a única e primeira de Porte Vlll no Brasil a conquistar a acreditação.

Administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), a UPA Santa Paula é cliente da Unidade Interact Paraná desde dezembro de 2016. Conforme o Gestor da Qualidade da UPA, José André Przybytovicz Andrade de Lima, parte da conquista da acreditação se deve ao trabalho de uso da Suite SA Strategic Adviser da Interact.

“A utilização do software foi fator contribuinte ao processo de evolução da UPA Santa Paula. Hoje, nossa Unidade é a única UPA porte VIII com certificado pleno do Brasil. Trabalhar de maneira integrada pelo SA enriquece o método e proporciona um conhecimento linear em nossa equipe”, afirma José André.

Autoridades prestigiam a solenidade da UPA Santa Paula

Gestão da Qualidade

Sob coordenação da Unidade Interact Paraná, dirigida por João Carlos Villela, a parceria contempla cinco módulos integrados da Suite SA Strategic Adviser: SA Governance Manager, SA Occurrence Manager, SA Document Manager, SA Risk Manager e SA Service Manager. No total, a iniciativa inclui 130 usuários da UPA Santa Paula.

O projeto de Gestão da Qualidade com a UPA Santa Paula teve duração de seis meses. O principal resultado foi o reconhecimento nacional com a obtenção da certificação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno. Entre outros benefícios, a parceria contribuiu para sedimentar a cultura de segurança do paciente, aplicar a gestão por processos e implantar a gestão de documentos. Em fase de implantação, o projeto contemplará ainda a adoção da gestão de contratos e de riscos.

Em 2017, a UPA Santa Paula conquistou o Nível 1 – Acreditado da ONA, que assegura critérios de segurança em todas áreas. Além da aquisição dos softwares de gestão da Interact, a Unidade passou por diversas ações de melhoria, como a adoção de protocolos de atendimento utilizados internacionalmente. Inaugurada em 2014, conta com 130 funcionários e 30 médicos, com atendimento 24h por dia.

Confira abaixo a entrevista para a TV Cultura do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel
https://youtu.be/FRnUbcHp0x0

Clientes da Interact são destaque na ONA

Dos clientes do setor da saúde da Interact, 24% possuem acreditação da ONA. Eles representam 6,4% do total de organizações acreditadas em território brasileiro. A metade deles já conquistou o Nível 3 – Acreditado com Excelência, o patamar mais alto estabelecido pela principal organização de acreditação no Brasil.

Essa categoria atesta a maturidade de instituições com culturas organizacionais de melhoria contínua. O restante dos clientes se divide em Nível 1 – Acreditado, que atende critérios de segurança em todas áreas, e Nível 2 – Acreditado Pleno, que confere a segurança e assegura a gestão integrada.

Compartilhe

Quer receber conteúdos
de gestão?

Assine agora mesmo a nossa newsletter