Em 1985, Michael Porter apresentou o conceito de Cadeia de Valor: uma ferramenta de gerenciamento de processos. Esse conceito descreve todas as atividades realizadas por uma empresa para entregar um produto ou serviço a seu cliente.
De acordo com definição de Porter: é um modelo estratégico que analisa as atividades de uma empresa em duas categorias, sendo elas atividades primárias e atividades de apoio. Essa distinção facilita a identificação de como cada processo contribui para a criação de valor ao cliente e para a empresa de forma geral.
E, apesar da data comprovar que o conceito foi descrito há muitos anos, poderíamos até acreditar que foi criado e pensado para as necessidades do mercado atual. Porém, sua abordagem também foi atualizada, de acordo com a realidade atual.
A partir dessa perspectiva, é possível entender como as atividades de ambas se relacionam, otimizando a eficiência, reduzindo custos e, como consequência, construindo uma vantagem competitiva sustentável e gerando mais lucro para o negócio.
Essa ferramenta de gestão por processos também descreve e analisa as atividades da organização sob a perspectiva de geração de valor para os clientes, identificando as atividades que agregam, os custos e as oportunidades de melhoria.
No episódio de hoje, você confere um bate-papo com Nicir Chaves, PHD Student, Master, Especialista, Administradora, Contadora, Pesquisadora, Professora e Consultora em Governança, Gestão, Estratégia, Transformação, Inovação e Ciência da Informação. Além disso, Nicir é fundadora da ABPMP Brasil, Fundadora e Presidente da ABPMP Distrito Federal, e Fundadora e Presidente do International Institute for Governance – iGOVi.