Artigos

Como construir uma cultura organizacional?

17/07/2025
Como construir uma cultura organizacional?

Ao construir uma cultura organizacional é preciso considerar os valores, crenças, hábitos, normas e comportamentos compartilhados por uma organização. Ela é responsável por determinar a forma como os colaboradores interagem e se comportam, nada mais é que o reflexo da visão, missão e valores da empresa.

Muitas pessoas acreditam que é preciso começar a construção de uma cultura organizacional do zero, através de uma receita muito semelhante à de bolo, que bastam seguir os passos e adicionar os ingredientes para que a mágica aconteça.

Porém, o que muitas empresas não se dão conta, é que mesmo sem querer todas as empresas já possuem uma cultura organizacional intrínseca, um jeito de ser e fazer as coisas, que está implícito nas ações e comportamentos diários.

O que pode acontecer é a cultura atual não estar totalmente alinhada às estratégias do negócio, sendo necessário realizar pequenos ajustes ou então assumir às rédeas e direcionar para um novo caminho, mais próximo possível do almejado.

Importância de uma Cultura Organizacional Alinhada

Uma cultura organizacional alinhada aos objetivos e estratégias do negócio melhora o desempenho e aumenta a produtividade das equipes, além de impactar positivamente na eficiência e inovação dos processos.

Isso ocorre porque todos estarão alinhados e por dentro dos planos da organização, passam a conhecer o propósito pelo qual estão trabalhando.

Equipes alinhadas e em sintonia incentivam a colaboração entre colegas, independente da área de atuação. E, é claro, que todos esses aspectos refletem na atração e retenção de talentos, pois os candidatos se identificam com os valores apresentados no posicionamento da empresa.

Uma cultura organizacional clara e positiva contribui para a criação de uma identidade única e diferenciada, fazendo com que a marca se destaque não só no mercado de trabalho, mas também elevando-a ao mesmo patamar de competitividade que outras gigantes do mercado.

Como Construir uma Cultura Organizacional

O primeiro passo é identificar qual a cultura organizacional presente atualmente na organização. Um diagnóstico acompanhado de entrevistas com os colaboradores pode auxiliar nesse processo inicial.

Feito isso, precisamos avaliar o que gostaríamos de mudar ou melhorar, sempre considerando os objetivos e estratégias do negócio.

Outros aspectos a serem considerados são os elementos que compõem a cultura, que devem ser estabelecidos previamente para então coloca-los em prática. Por exemplo: quais são as crenças da empresa, seus valores organizacionais, costumes a serem exercidos, ritos e atividades e cerimônias.

Sem isso, estaremos pulando etapas e ignorando informações importantíssimas para o desenvolver as demais atividades.

Caso haja mudanças no jeito de ser da empresa, todos precisam ficar sabendo. É aqui que entra a construção de uma comunicação aberta e clara, atuando no alinhamento de expectativas, treinamentos e capacitações internas com todos os colaboradores e o posicionamento da alta liderança.

Assim como em outras temáticas que já abordamos aqui, o papel da alta liderança é fundamental para o sucesso e aderência desta nova cultura. Uma dica é deixar as coisas um pouco mais leves e descontraídas através da gameficação e o endomarketing pode auxiliar na elaboração das ações.

Lembre-se que tudo isso não acontece da noite para o dia, mudanças precisam ser graduais para não gerar um impacto negativo diante da cultura já existente. A elaboração de um projeto pode contribuir positivamente para que essa transição seja gradativa e também para visualizar os resultados obtidos após a mudança.

Uma vez presente na empresa, a cultura organizacional precisa ser vivenciada e reforçada diariamente, para evitar que caia no esquecimento. Além disso, o monitoramento deve ser contínuo para o caso de eventuais ajustes ao longo do trajeto, pois uma cultura que acompanha as mudanças do mercado e da própria empresa é muito mais eficiente que uma cultura abandonada por falta de feat.

Exemplos de Empresas que se Dedicam às suas Culturas Organizacionais

Nada melhor do que se inspirar em empresas que já possuem culturas organizacionais sólidas e consistentes para criar ou adaptar as culturas presentes, não é?

A multinacional Caterpillar tem a difícil missão de disseminar sua cultura organizacional de forma global e aposta em ferramentas como a Pesquisa de Clima para compreender o cenário atual e identificar possíveis mudanças que afetam seu desenvolvimento.

A Comunicação Interna também é utilizada de forma estratégica para a manutenção da cultura através de ações e divulgações.

Já a Starbucks apresenta um exemplo de cultura organizacional focada na responsabilidade social e podemos perceber isso através de seu posicionamento de marca e também no atendimento ao cliente, estabelecendo uma relação de fidelidade. Os nomes nos copos são um exemplo prático disso.

Outra pioneira no assunto é a Google, cuja característica principal ficou famosa por ter um ambiente descontraído e uma forma de trabalho flexível.

Essas e muitas outras empresas podem nos ensinar lições valiosas sobre negócio e cultura organizacional. No entanto, se as organizações não fizerem o tema de casa e se dedicarem aos planejamentos e estruturações das bases da empresa, a cultura organizacional não será alinhada, muito menos sólida.

 

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter