
Governança, independentemente do tipo aplicado, pode ser definida pela junção dos processos de administração, direção, controle e tudo mais que se relaciona às práticas que avaliam, direcionam e monitoram a atuação da administração de uma empresa.
Abrange mecanismos de gestão e está pautada em princípios e boas práticas da área para que os líderes tomem decisões assertivas, mais alinhadas às estratégias e objetivos de negócio, garantindo a ética, transparência, eficiência e resposta diante das demandas dos stakeholders.
Também desempenha um papel fundamental juntamente do Compliance, pois define os princípios éticos e a estrutura de gestão de uma organização enquanto que o Compliance reúne as práticas e mecanismos para garantir que as diretrizes e as leis sejam seguidas.
Importância da Governança nas Organizações
A governança é de extrema importância para as organizações, pois impacta na prevenção de conflitos e na gestão de riscos. Quando bem estruturada, atua e previne conflitos entre sócios e acionistas através de regras claras de relacionamento e responsabilidades previamente acordadas.
Por fazer parte de seus princípios básicos, o processo de identificação de riscos se torna mais fácil, protegendo a empresa de riscos operacionais e financeiros, focando na sustentabilidade do negócio a longo prazo.
E, por falar em sustentabilidade, a governança também viabiliza práticas de gestão que consideram os impactos sociais e ambientais, gerando reflexos positivos no desenvolvimento da sociedade na qual a empresa está inserida, além de contribuir para sua própria sustentabilidade.
A eficiência operacional, por sua vez, é impactada com a definição de papeis e responsabilidades, principalmente quando associada à transparência nos processos, potencializando a eficiência de forma geral e a otimização de resultados.
Com mecanismos claros e orientados pela governança corporativa, ocorre uma prestação de contas transparente, capaz de garantir uma gestão pautada na ética e na responsabilidade.
Todos esses aspectos e muitos outros resultantes da governança promovem mudanças positivas, tornando a tomada de decisões mais assertivas, melhorando a reputação da empresa e, consequentemente, atraindo novos investimentos para o negócio.
Desafios recorrentes
Apesar da governança resolver inúmeros problemas de gestão, ainda existem desafios a serem enfrentados, principalmente diante das mudanças promovidas pelas constantes atualizações e tendências de mercado.
Sem dúvidas, os desafios em evidência atualmente são a prevenção de fraudes e corrupções internas, além de questões como a conduta, ética e conflito de interesses.
Já a manipulação indevida de informações estratégicas tem ganhado destaque nas discussões sobre governança, pois ainda existem organizações que não passaram pela digitalização de seus processos, não havendo controle de acesso a dados estratégicos ou informações sensíveis.
A resistência cultural interna também afeta, de maneira geral, a implantação e execução das práticas de governança, uma vez que a cultura existente tende a centralizar a tomada de decisões, principalmente nos casos de empresas familiares.
Essa resistência impacta de forma significativa a clareza da comunicação e o engajamento de seus envolvidos, dificultando a confiança e adesão às práticas em todos os níveis da empresa.
Ainda assim, tudo valerá a pena
Ao colocarmos na balança, sempre valerá a pena investir tempo e recursos para driblar os desafios, pois os benefícios e a importância da governança para o negócio são ainda maiores.
Comece ajustando a cultura organizacional, ela será a base para todas as mudanças e ações seguintes. Ela impactará de forma positiva na comunicação, conferindo mais transparência e credibilidade. Quando os colaboradores entenderem o motivo e perceberem que a alta liderança está engajada, passarão a ver com outros olhos a governança corporativa.
Elabore um Código de Conduta e aplique em todas as instâncias. Valores bem definidos endossam a cultura organizacional e conduta de todos os envolvidos, promovendo assim um ambiente pautado na ética para evitar desvios.
Para prevenir fraudes e corrupções, adote um gerenciamento de riscos proativo, implemente processos estruturados capazes de identificar, monitorar, analisar e mitigar os principais riscos de sua organização.
Com a base estruturada, invista na capacitação e conscientização periódica, pois é uma maneira eficaz de manter os princípios da governança vivos em todos os processos.
Além disso, invista em tecnologia adequada para gerenciar todos esses aspectos e tantos outros necessários para mantê-la em prática, caso contrário ela será apenas uma teoria bonita.
Interact Suite SA e a Governança
Estruture a governança de sua empresa com a solução do Interact Suite SA.
O SA Governance Manager é a solução chave da Interact para governança corporativa, pois é facilmente integrado às demais soluções e executa com maestria uma gestão de excelência.
Com ela, você conta com um sistema completo para uma gestão 4.0, com visualização integrada de resultados corporativos através de mapa estratégico, objetivos estratégicos e indicadores-chave de desempenho.
Através de suas funcionalidades é possível garantir o monitoramento de todas as perspectivas de sua empresa, com melhor performance, resultados consistentes e assegurar o cumprimento de objetivos estratégicos e a certeza de que seus negócios sejam bem sucedidos.
E, alinhado às necessidades do mercado, em suas últimas atualizações a solução passou a contar com o Quadro de Governança. Ele oferece uma visão mais completa do status de seu planejamento. O quadro é composto por cartões que apoiam a gestão e a tomada de decisões, além de possibilitar alterar entre as visualizações Estratégico e Estrutura.
Acesse nosso site e transforma a governança de sua empresa!