Notícias

Interact e Univates inauguram Interact Bridges no Tecnovates

Institucional 27/10/2023
Interact e Univates inauguram Interact Bridges no Tecnovates

A Interact Solutions e a Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado (RS), inauguraram ontem (4) a Interact Bridges, a nova Unidade de Pesquisa, Inovação e Internacionalização no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). A iniciativa passa a conectar a empresa com a academia na criação de soluções para gestão pública e empresarial.

O Tecnovates também lançou na oportunidade o Laboratório de Interação Multiprofissional. Ele vai atuar em parceria com a Interact Bridges, com foco nos setores da saúde, educação e gestão pública. A iniciativa dispõe de estudantes, professores, profissionais, voluntários e intercambistas das áreas da Administração, Comércio Exterior, Contábeis, Direito, Engenharias, Psicologia, Recursos Humanos e Relações Internacionais.

Para o Diretor de Administração e Negócios da Interact, Fábio Frey, esse é um marco alinhado aos propósitos estabelecidos em anos anteriores. “Estamos todos contentes por estarmos consolidando esse grande passo”, afirmou. Como simbologia da data, ele lembrou que grandes empresas de tecnologia como Microsoft e Apple foram criadas também no mês de abril.

“Nossa nova organização, a Interact Bridges, em parceria com o Tecnovates, vai integrar três linhas de atuação: a pesquisa, a inovação e a internacionalização”, explicou. De acordo com Fábio, será criada uma ambiência colaborativa que vai tanto atender aos focos delimitados com a Univates quanto buscar a expansão da Interact no mercado, em particular na América Latina. “Vamos criar pontes com empresas, nos relacionar com as demais residentes do Tecnovates e contribuir para a Universidade”, resumiu.

Na opinião do reitor da Univates, Ney Lazzari, a Interact Bridges passa a ser um importante espaço de experimentação. “Só assim poderemos ter um ambiente de inovação efetivamente. Estamos criando uma matriz de pensamento, produtiva e de novos negócios”, afirmou. Ele lembrou ainda que, em sua história, o Tecnovates já criou mais de 700 empregos, diretos e indiretos.

 

 

A opinião do reitor foi compartilhada pela Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp. “Estamos em uma universidade e, mais do que isso, estamos em um braço estratégico da Univates. Consolidamos nesse espaço uma nova possibilidade de interação com empresas e a sociedade”, avaliou. Para ela, esse ambiente de inovação aproxima o conhecimento das demandas sociais.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, ressaltou a importância da Interact Bridges para a rota de desenvolvimento do município e da região. “Esse é um passo significativo que nos enche de orgulho. Nos colocamos à disposição para abrir todos os dados da prefeitura em prol de melhorias e soluções para a comunidade”, afirmou.

Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes os diretores da Interact Solutions e Unidades; membros da reitoria da Univates e do Tecnovates; e aproximadamente 50 colaboradores da sede da Interact, em Lajeado. Autoridades locais também compareceram ao evento, como o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ederson Fernando Spohr, a secretária de Educação, Vera Lucia Plein, e os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Rodrigo Reckziegel, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Douglas Sandri.

Assim como parceiros regionais prestigiaram a inauguração, como os representantes da Certel, da Attitude, do Hospital Bruno Born, do PGE e do PGQP. A solenidade teve cobertura da imprensa. Após o anúncio e assinatura do contrato, os convidados visitaram a Interact Bridges, localizada no quinto andar do prédio 20, no Tecnovates. No final, foi servido um coquetel.

 

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter