Notícias

Interact e Univates lançam nova modalidade para intercambistas

27/10/2023
Interact e Univates lançam nova modalidade para intercambistas

A Interact e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) promoveram na manhã de ontem (18) um encontro com os novos estudantes intercambistas. O evento ocorreu no auditório do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates).

O objetivo do encontro foi apresentar o Grupo Interact, as oportunidades de estágio na empresa e a nova modalidade de mentoria. A área de Negócios Internacionais da Interact e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates organizaram o evento, que também contou com a presença dos diretores da Interact João Alex Fritsch e Kurt Molz.

O supervisor da área de Negócios Internacionais da Interact, Fernando Estrada, apresentou a estrutura do Grupo Interact, os mercados de atuação e a presença internacional da empresa. Ele destacou a oportunidade de atrelar no intercâmbio os estudos com a experiência no mercado de trabalho.

“A multiculturalidade é uma de nossas marcas. Hoje a nossa área conta com quatro pessoas, cada qual com uma origem distinta. Buscamos que a nossa equipe cresça e esse evento é uma oportunidade para que vocês possam nos conhecer melhor e, quem sabe, trabalhar conosco futuramente”, explica.

Intercambistas da Argentina, Colômbia e Portugal estiveram presentes. Após a apresentação, os alunos conheceram a estrutura da Interact Bridges, a Unidade de Pesquisa, Inovação e Internacionalização do Grupo Interact, que ocupa todo o quinto andar do Tecnovates. Na ocasião, foi oferecido um coquetel para os estudantes.

 

 

Programa de mentoria

A Interact e a Univates apresentaram uma novidade aos intercambistas, que vai entrar em vigor a partir do próximo semestre. Além da oportunidade de estágio, a parceria passa a incluir um programa de mentoria, organizado pelo Tecnovates. Ao longo do intercâmbio, a ideia é que o estudante possa desenvolver um plano de negócios para quando retornar ao seu país de origem.

“A Interact é pioneira nesse modelo de parceria. Assim o intercambista poderá cursar as disciplinas na Univates, estagiar na Interact e receber o programa de mentoria do Tecnovates. No final do intercâmbio, o estudante retornará com as bases para desenvolver seu próprio empreendimento”, explica a diretora da DRI, Viviane Bischoff.

Na opinião de Fernando, trata-se de uma relação ganha-ganha. “O aluno ganha com a oportunidade de crescimento profissional, a Univates ganha com o desenvolvimento dos intercambistas e a Interact ganha com a oportunidade de ter futuros agentes de prospecção e de mudança em seu país de origem”, afirma.

 

 

Mais de uma década de parceria

Conforme a diretora da DRI, Viviane Bischoff, a Interact é uma das organizações mais ativas no programa de intercâmbio da Univates. Nesse ano, a parceria entre a empresa e a universidade completa 13 anos. Desde então, 21 intercambistas estagiaram na Interact, vindos tanto da Europa quanto de países da América Latina.

“No início, era uma relação esporádica. Há pouco mais de três anos, começamos a construir uma relação mais estruturada, tanto pelo interesse da Interact na internacionalização, quanto da Univates em oferecer um diferencial para os alunos estrangeiros”, comenta.

Para o intercambista Jaime Usme, estudante de Contabilidade Pública de Medellín, na Colômbia, a oportunidade foi muito interessante. “Gostei de ter essa visão da empresa, de como está situada no mercado da América Latina e, ao mesmo tempo, como cada país de atuação possui mercados diferentes. Particularmente, gostaria de compreender mais sobre isso”, comenta.

Já para Adriana Carreira, estudante de Educação Social de Leiria, em Portugal, esse contato da Interact com outros países é muito importante. “Essa interação é o que nós precisamos. Os países precisam desse intercâmbio e é muito importante instigar essas parcerias. Achei a Interact uma empresa muito grande, espero que consigam expandir-se pela Europa”, afirma.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter