O ESG – Environmental, Social and Governance, surgiu em 2004, após uma publicação do pacto global da ONU e do Banco Mundial. Porém, a temática ganhou atenção e começou a fazer parte da rotina das empresas como processo apenas em 2019.
Apesar das evoluções, muitas empresas ainda não consideram uma temática prioritária no planejamento estratégico. Contudo, isso terá que mudar a partir de 2026, por conta das mudanças propostas que passarão a valer a partir de janeiro.
As mudanças acompanham as tendências de mercado e exigências dos consumidores, pois uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2020, revelou que “cerca de três em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por produtos ambientalmente corretos”, ou seja, com baixa emissão de poluentes e resíduos. Da mesma forma, as marcas que se mostram preocupadas com a qualidade de vida e de trabalho de todos os envolvidos, ganham a preferência do consumidor.
As principais mudanças focam na regulamentação e relatórios, que se tornam mais rígidos, finanças mais sustentáveis, Governança e transparência, foco no Pilar Social, a cadeia de valor torna-se mais estratégica, entre outros.
Nosso convidado desse episódio é Anderson Pereira, ele é mestre em Administração com foco em governança corporativa, vice-presidente de inovação do iGOVi e diretor de negócios da Interact Excellence. Ele atua há mais de 20 anos com estratégia, processos, projetos e esg.
Assista o episódio completo, entenda as principais mudanças e confira dicas de como se preparar.