
O conceito de Proteção de Dados pode ser resumido a um conjunto de medidas, procedimentos e práticas implementados para garantir a segurança e a privacidade de dados, principalmente dos dados sensíveis.
Refere-se ao que a empresa faz para garantir a segurança e tratamento adequado de dados e informações confidenciais e também estratégicas. Porém, isso envolve muito mais do que um documento descrito capaz de orientar a todos os colaboradores.
Empresas que prestam serviços terceirizados, softwares utilizados para gerenciamento de clientes ou colaboradores e muito mais também estão envolvidos diretamente na segurança dos dados.
Por isso, é preciso ampliar as políticas internas e prever ações também voltadas para prevenir todos os tipos de vazamento de dados. Pois, se o software contratado não garantir a segurança necessária, não será possível transferir a culpa para a empresa desenvolvedora.
Aspectos a serem considerados internamente
Sem dúvidas o aspecto mais básico a ser considerado é a Política Interna de Proteção de Dados, que irá detalhar como a empresa lida com os dados, desde a coleta, passando pelas definições de armazenamento, utilização e compartilhamento, até a eliminação.
Esta política já deve considerar o envolvimento de terceiros e ferramentas tecnológicas, pois seu armazenamento dificilmente será realizado em arquivos físicos nos dias atuais. Caso ainda seja feito dessa forma, a política precisa ser ainda mais rigorosa, pois os riscos de exposição são ainda maiores.
E, para que seja um documento completo, precisa ter passado pelo estágio inicial que o mapeamento de dados para identificar todos os dados pessoais e estratégicos que a empresa coleta e processa, para então entender essa demanda e ajustar a política de acordo com as necessidades.
Outro aspecto a ser considerado é o controle de acesso, principalmente quando terceiros possuem acesso ao mesmo software de gestão. Regras e procedimentos precisam ser adaptados e pensados para todos os tipos de situações que a empresa vive no cotidiano. Garantindo assim que os dados sensíveis estejam seguros e livres de possíveis vazamentos.
Também é de responsabilidade da empresa treinar e capacitar todos os envolvidos no tratamento de dados, independente do vínculo da contratação, seja ele direto ou terceirizado. As boas práticas devem ser disseminadas e de conhecimento de todos.
É importante destacar que o processo de seleção de parceiros e terceirizados também precisa ser rigoroso. Um fator decisivo para a contratação pode ser o nível de comprometimento da empresa ou profissional contratado diante da proteção de dados de sua própria empresa, quais as medidas de segurança previstas, entre outros aspectos relacionados.
Gestão de Riscos como estratégia da Proteção de Dados
Diante do cenário atual, a Gestão de Riscos é imprescindível para mapear todos os pontos de riscos, inclusive os que podem ficar ainda mais vulneráveis por influência de terceiros ou softwares contratados.
A partir do mapeamento, é possível implementar ações para mitigar as ameaças à segurança dos dados e também elaborar planos de contingência para lidar com eventuais incidentes, como ataques cibernéticos ou vazamentos.
Lembramos também que ataques aos fornecedores, terceiros e até de empresas responsáveis pelas ferramentas de tecnologia podem impactar de diversas formas os dados do seu negócio. Então, leve esse aspecto em consideração também.
Softwares também precisam de segurança
Softwares e ferramentas tecnológicas de gestão como é o caso do Interact Suite SA, precisam de cuidado redobrado no aspecto segurança. Afinal, em caso de vazamentos, é possível impactar dados de clientes e terceiros.
É preciso escolher um software que atenda as necessidades de segurança da sua empresa como, por exemplo, controle de acesso aos documentos, prioridade na conformidade com leis e regulamentos, entre outros.
A reputação da empresa responsável pela ferramenta também deve ser levada em consideração, pois precisamos conhecer sua capacidade de lidar com incidentes de segurança.
Aqui na Interact a Segurança das Informações é um pilar base para todas as ações, atualizações e novas funcionalidades. Seguimos as melhores e mais recentes práticas, normas e regulamentações para garantir a integridade e confidencialidade de todos os dados coletados e armazenados.
Tanto que no último ano reforçamos nosso compromisso com a Segurança da Informação por meio de melhorias significativas em nossas práticas, processos e políticas. Para garantir a eficácia dessas melhorias, participamos regularmente de testes de segurança promovidos por nossos parceiros e clientes, nos quais somos reconhecidos com êxito em diversos aspectos relacionados à segurança e proteção de dados.
Acesse nosso site e saiba mais sobre nossa solução Gestão de Proteção de Dados e encontre na Interact um parceiro dedicado e empenhado a manter seus dados seguros.