Notícias

Ponte da Amizade irá integrar Interact e Datapar do Paraguai

Institucional 27/10/2023
Ponte da Amizade irá integrar Interact e Datapar do Paraguai

Principal ligação entre Brasil e Paraguai, a Ponte da Amizade passa a conectar também inovações entre os dois países. A empresa Datapar, de Ciudad del Este, é a nova parceira internacional da Interact Solutions. As tratativas iniciaram no ano passado, com objetivo de firmar a distribuição da Suite SA-Strategic Adviser no país vizinho.

Entre 9 e 10 de abril, visitaram a sede da Interact Solutions e as dependências da Interact Bridges, no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), da Universidade do Vale do Taquari (Univates), o Diretor-presidente, Mauro Caon, o Gerente Comercial, Helio Lopes, e o Coordenador de Recursos Humanos da Datapar, Fabricio Caon. Eles foram recepcionados pelos diretores, supervisores e colaboradores de Negócios Internacionais da Interact.

Conforme o Diretor-presidente da Datapar, as expectativas com a parceria são positivas. “Vamos evoluir o nosso portfólio para poder atender melhor o nosso cliente”, analisa. Ele explica que os sistemas da empresa paraguaia são voltados ao nível operacional, enquanto que as soluções da Interact focam a alta gestão e a qualidade das organizações.

Ao todo, foram cinco encontros entre Interact e Datapar para alinhar a parceria. Em outubro de 2017, as empresas participaram da Expo Paraguay Brasil, em Assunção, no Paraguai. Ambas apresentaram seus produtos e serviços em um estande personalizado, com objetivo de expandir negócios e fortalecer contatos no evento.

A consolidação da parceria representa também a conquista do décimo primeiro país latino-americano no radar de atuação da Interact. Além de Brasil e Paraguai, a empresa de tecnologia da informação já firmou negócios por Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, México, Nicarágua, Peru e Uruguai.

 

Economia brasiguaia

Para o Diretor-presidente, a evolução econômica do Paraguai contribui para a parceria. Os dados ratificam sua opinião. Conforme a análise da consultoria MF Economia, a projeção para esse ano é uma taxa de crescimento de 3,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2013, esse número chegou a 14%, enquanto que o Brasil cresceu apenas 2,3%.

Atualmente, o motor da economia paraguaia é o setor agrícola. Esse também é o principal ramo de atuação da Datapar, com um market share de cerca de 60% do mercado paraguaio. Para Mauro Caon, a abertura de mercado, a baixa tributação com a Lei de Maquila e a energia barata de Itaipu contribuem para a tendência de industrialização.

Caon analisa ainda que, com essa transformação de perfil econômico, as soluções em inteligência de gestão da Interact terão maior receptividade em médio e longo prazo. “As empresas locais têm ainda um perfil de empresas familiares. Uma boa parte está nas mãos dos fundadores, gestores de faixa etária elevada”, comenta.

Segundo dados do Ministério da Indústria do Paraguai, sete em cada dez indústrias que se instalaram no país nos últimos cinco anos são de brasileiros. Do restante, 17% são do Paraguai, 8% da Argentina e 2% de demais países. As exportações de empresas maquiladoras saltaram entre 2013 e 2017 de US$ 134,5 milhões para US$ 369,5 milhões.

Mauro Caon e Fábio Frey nas dependências da Interact Bridges, no Tecnovates

 

Semelhanças além da fronteira

Fundada em 1996 pelos gaúchos Gerson Alves e Mauro Caon, a Datapar desenvolve o Dolphin, um sistema de gestão empresarial voltado para diversas áreas da economia. Atualmente, possui cerca de 300 clientes, 70% setor do agronegócio. A empresa possui 75 colaboradores, que atuam em todas as etapas de manutenção, desenvolvimento e implantação dos sistemas.

Já a Interact atua desde 1999 em pesquisa e desenvolvimento de softwares para administração e governança de organizações. O principal produto da empresa é a Suite SA-Strategic Adviser, um conjunto de 20 módulos de inovação de processos internos, com soluções para Gestão da Qualidade, Gestão de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão da Saúde, Gestão Estratégica e Metodologia 3P’s.

Atualmente, 364 organizações na América Latina utilizam seus produtos, em 720 bases instaladas. Cerca de 7% dos clientes estão no exterior. A Interact possui 80 colaboradores diretos, 85 colaboradores em 13 Unidades no Brasil, 56 partners de negócios, nove distribuidores internacionais e uma unidade internacional, na Colômbia.

 

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter