Artigos

Qualidade: 5 questões fundamentais sobre a ISO 9001

26/10/2023
Qualidade: 5 questões fundamentais sobre a ISO 9001

Um padrão global. Assim pode ser definida a ISO, abreviação para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização). Ao redor do mundo, possui vínculo com 160 organismos nacionais de normalização e a adesão de mais de 200 países.

A série ISO 9000 contempla um conjunto de padronizações aplicáveis em instituições de todos os tipos, tamanhos e setores. A mais famosa é certificação ISO 9001, presente em 170 nações, que atesta a gestão da qualidade das organizações.

A transição do modelo ISO 9001:2008 trouxe uma série de mudanças. A versão de 2015 é a mais atual da norma. Para esclarecer as principais dúvidas, elaboramos 5 questões fundamentais que devem ser observadas sobre a ISO 9001:2015.

1 – O que é ISO 9001:2015?
A ISO 9001:2015 é uma norma que define os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade. Ele é fundamental para qualquer organização, tanto para aprimorar os processos internos quanto para atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo.

O princípio da ISO 9001 é a melhoria contínua. Atualmente, essa é a única norma da família ISO 9000 que pode ser certificada. Embora não especifique quais devem ser os objetivos relacionados à qualidade, ela exige que as organizações definam seus objetivos e melhorem continuamente seus processos.

2 – Para quem serve a ISO 9001:2015?
A ISO 9001 é adequada para organizações de todos os tipos, tamanhos e setores. Justamente, essa flexibilidade foi uma das principais melhorias implementadas na atual versão de 2015. Isso significa dizer que, mesmo sem uma equipe dedicada à qualidade, as pequenas empresas também podem aproveitar os benefícios da norma.

3 – Quais são os benefícios da ISO 9001:2015?
A ISO 9001 ajudará sua organização nos seguintes aspectos:

– Identificar claramente seus objetivos;
– Vislumbrar novas oportunidades de negócios;
– Detectar e tratar os riscos em sua organização;
– Definir quem são todos os envolvidos em seu trabalho;
– Avaliar criticamente o contexto geral de sua organização;
– Compreender o que os envolvidos esperam de sua empresa;
– Cumprir os requisitos legais, estatutários e regulamentares necessários;
– Expandir para novos mercados (certos setores e clientes exigem o padrão).

Dica importante: Sempre coloque o cliente em primeiro lugar. Quando você atende de modo consistente às suas necessidades, a satisfação por seu serviço consequentemente aumentará. Esse fluxo positivo permitirá a expansão do seu negócio.

4 – Quais são as melhorias da ISO 9001:2015 em relação à ISO 9001:2008?
Além das características já mencionadas, podemos elencar outras melhorias da ISO 9001:2015:

Estrutura
A ISO 9001:2015 apresenta uma estrutura geral similar aos demais padrões ISO. Isso facilita que qualquer pessoa possa utilizar os múltiplos sistemas de gestão.

Simplificação
A norma agora utiliza linguagem, estrutura e termos mais simplificados. Essa estratégia busca atender a todos os níveis da organização, particularmente aquelas que usam vários sistemas de gerenciamento.

Alinhamento
A ISO 9001:2015 está alinhada com outras normas de sistema de gestão, como ISO 27001 (Gestão da Segurança da Informação), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 22301 (Gestão da Continuidade de Negócios) e ISO 20000 (Gestão de Serviços de TI).

Olhar sistêmico
A atual versão da ISO 9001 busca abordar tanto os ricos quanto as oportunidades organizacionais de maneira estruturada e pragmática.

Prevenção de riscos
Outra novidade é o foco na prevenção de riscos na organização. Historicamente, esse fator sempre fez parte da norma. Contudo, essa nova versão dá maior relevância ao tema.

Eficiência em gestão
A ISO 9001:2015 procura abordar o gerenciamento da cadeia de suprimentos de maneira mais eficaz. Essas facilidades atendem especialmente organizações baseadas em serviços e conhecimento.

Engajamento da liderança
Assim como a prevenção de riscos, a ISO 9001:2015 enfatiza ainda mais o engajamento da liderança na organização.

 

5 – Devo ser certificado com a ISO 9001?
A certificação não é uma obrigação. Porém, obter a auditoria de suas práticas em relação aos requisitos da norma por um organismo independente é uma importante maneira de mostrar que você implementou adequadamente o padrão.

Em alguns casos, a certificação por uma entidade externa é um requisito. Por exemplo, determinados órgãos públicos só podem contratar fornecedores que tenham sido certificados pela ISO 9001.

Conclusão
A ISO 9001:2015 define os critérios para um sistema da qualidade em sintonia com as transformações do mundo globalizado. Trata-se do único padrão da família 9000 que pode ser certificado. No planeta, mais de um milhão de empresas e organizações em 170 países são certificadas com a ISO 9001.

Conheça a solução em Gestão da Qualidade da Interact Suite SA. Nossa plataforma de governança corporativa baseada na nuvem impulsiona os resultados de centenas de empresas no Brasil e no exterior, com ferramentas para todas as etapas da gestão – do nível estratégico ao operacional.

A solução em Gestão da Qualidade da Interact se vincula ao ciclo de aprendizado contínuo – PDCA/PDCL (Plan, Do, Check, Act/Learn). Nossa proposta integra cinco diferentes ferramentas modernas e ágeis, baseadas em metodologias globais que resultam em maior segurança para quem busca certificações e acreditações.

 

Autor: Vinícius Flôres

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter