Artigos

Silos organizacionais: o desafio invisível que afeta a eficiência e a segurança na saúde

24/10/2025
Silos organizacionais: o desafio invisível que afeta a eficiência e a segurança na saúde

Os silos organizacionais, muito conhecidos na área de gestão e administração de empresas, também pode impactar de forma severa a área da saúde. Principalmente quando há falta de comunicação e colaboração entre as áreas de um mesmo hospital, podendo gerar riscos aos pacientes em atendimento.

A comunicação entre todos os setores de uma mesma instituição de saúde é imprescindível para aprimorar a qualidade e a segurança dos atendimentos prestados.

Apesar de tantos avanços no âmbito da tecnologia e gestão, silos organizacionais ainda fazem parte da realidade, inclusive na área da saúde. Contudo, esse problema pode ser facilmente resolvido através da cultura organizacional, gestão por processos e tecnologia adequada, que facilite a comunicação e integração dos processos com os envolvidos.

Por que silos organizacionais surgem?

Silos organizacionais na área da saúde são causados por uma combinação de fatores estruturais, culturais e tecnológicos, criando barreiras entre áreas e equipes de uma mesma instituição.

Hierarquias rígidas e excesso de especialização, como muitos departamentos especializados por área de saúde, são a principal causa estrutural. Isso impacta diretamente na forma como as equipes interagem e colaboram umas com as outras, pois estão muito focadas nas próprias funções.

Esse comportamento faz com que os colaboradores acabem desconsiderando o fluxo de trabalho e as necessidades de outras áreas, apesar de estarem relacionadas a um mesmo paciente.

A cultura organizacional também exerce forte influência neste padrão comportamental, podendo validar mesmo que de forma indireta o isolamento das áreas.

A falta de diálogo, resistência à mudança e pouca empatia por parte da alta liderança, pode influenciar os colaboradores a repetirem esses padrões comportamentais. Esses aspectos também geram a ideia de que apenas as próprias demandas são importantes.

Mas, principalmente quando nos referimos aos atendimentos na área da saúde, a necessidade mais importante a ser considerada é a do paciente.

Vantagens da integração entre as áreas

Assim como os demais segmentos, a área da saúde também se beneficia com as vantagens do trabalho integrado entre as áreas. Principalmente os pacientes que recebem um cuidado mais completo e rápido.

  • Qualidade do atendimento: o trabalho colaborativo entre diferentes áreas da instituição é fundamental para uma abordagem integral de saúde, focada nas necessidades do paciente, melhorando assim a qualidade do atendimento.
  • Eficiência operacional: quando os processos estão alinhados e as áreas possuem uma comunicação fluída, as falhas e erros diminuem e a agilidade do atendimento aumenta, inclusive para tarefas mais complexas.
  • Segurança do paciente: com informações claras disponíveis para todos os envolvidos no atendimento, falhas na assistência passam a ser evitadas. Sem falar na padronização dos processos, que também é um aspecto que contribuiu para a segurança do paciente.
  • Otimização de recursos e redução de desperdícios: a otimização e automação de processos, além de promover a integração entre as áreas, também atua de forma ativa na redução do tempo e otimização de recursos.

O papel da tecnologia na quebra dos silos organizacionais

Existem inúmeras formas de quebrar os silos organizacionais na área da saúde e integrar as equipes, porém, a tecnologia exerce um papel estratégico em situações como essas, conectando as equipes através da gestão por processos, cultura organizacional e outras ferramentas.

A integração entre os sistemas, por exemplo, garante a centralização das informações. Assim, todos terão as mesmas informações sobre os pacientes, desde o setor de atendimento até a internação e o financeiro.

Soluções como o Interact Suite SA também permitem a melhoria contínua de processos, garantindo que as necessidades do paciente e das demais áreas sejam atendidas da melhor forma possível.

A comunicação entre áreas se torna muito mais fácil quando a ferramenta utilizada permite uma visão macro do processo, facilitando também a empatia diante das solicitações de outras áreas. Afinal, os objetivos gerais ficam mais claros para todos.

A tecnologia garante também que todos tenham acesso aos documentos, instruções de trabalho e demais orientações necessárias a qualquer momento, diminuindo as burocracias e melhorando aspectos como a qualidade e segurança dos pacientes.

Por fim, a utilização de ferramentas de Governança Corporativa como o Interact Suite SA, contribuem para a implantação, desenvolvimento e alinhamento da cultura organizacional, fator decisivo para a quebra de silos organizacionais, principalmente na área da saúde.

Afinal, contribuem para traduzir valores em práticas mensuráveis, acompanhar o alinhamento cultural entre equipes, comunicar e reforçar diretrizes corporativas, entre outros.

Quer saber mais sobre as soluções Interact? Clique aqui e conheça as soluções para a área da saúde!

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter