Já ouviu falar em “tomada de decisões orientada a dados”? Essa temática tem se popularizado nos últimos anos e chegou para ficar, principalmente por conta de sua importância e de todos os benefícios proporcionados.
Mas, para entendermos o quanto a utilização de dados na tomada de decisões é estratégica, precisamos refletir sobre como esse processo é feito atualmente e sobre como escolher os dados para cada tipo de decisão.
Contexto atual da tomada de decisões
A tomada de decisões nada mais é do que o processo em que líderes ou outros cargos semelhantes precisam escolher uma entre várias alternativas para resolver um problema ou alcançar um determinado objetivo.
As decisões são inúmeras ao longo da rotina e podem variar tanto no nível de complexidade quanto nos assuntos ou áreas. Por exemplo, podem ser sobre pessoas, ações, investimentos, estratégias, entre outros.
Porém, a dúvida que sempre fica é: como saber se estou tomando a melhor decisão?
Existem inúmeros tipos de tomadas de decisões, mas destacamos as mais comuns:
– Intuitiva: acontece com base no pressentimento de quem toma a decisão.
– Baseada em valores: toma como base os valores pessoais da pessoa que tomou a decisão, considerando crenças pessoais próprias.
– Racional: utiliza a lógica para escolher a melhor alternativa, capaz de trazer melhores resultados no mundo corporativo.
– Colaborativa: consulta uma equipe, considerando diferentes pontos de vista do mesmo assunto.
– Baseada em dados: utiliza dados e informações da empresa, inclusive seu histórico, trazendo maior precisão, objetividade e assertividade.
Benefícios da tomada de decisões baseada em dados
Tomar decisões baseadas apenas na intuição ou valores pode ser uma prática arriscada para organizações. Mas, entendemos que se é algo que faz parte da cultura da empresa há muito tempo, pode ser um pouco mais difícil promover mudanças nesse âmbito.
Neste caso, nossa sugestão é associar a utilização de informações e dados aos tipos de tomada de decisão que sua organização já está acostumada no dia a dia?
Ao fazer isso, você:
– Garante maior precisão e objetividade, pois se baseia em fatos e métricas.
– Proporciona a visão todo, pois ao analisar o histórico de dados fica mais fácil traçar possíveis cenários, permitindo a identificação de oportunidades.
– Consegue prever problemas futuros e agir de forma proativa na mitigação de riscos.
– Otimiza processos e recursos com foco na melhoria contínua, impactando no desempenho das equipes.
– Ganha uma vantagem competitiva, pois toma decisões com base em um histórico de comportamentos, seja do mercado ou da empresa.
– Contribui para a melhora da experiência dos clientes, facilitando entregas personalizadas de acordo com a sua jornada.
– Gera novos insights, não só para os problemas em questão, mas para outros que ainda não tinham sido analisados, incentivando a cultura da inovação e o crescimento sustentável do negócio.
Este tipo de tomada de decisões sugere o aproveitamento de dados e informações disponíveis para tomar decisões mais assertivas e confiáveis. Esses dados podem ser: comportamento do consumidor, feedbacks de clientes, análise de mercado, históricos de investimentos em determinada área, dados financeiros, entre muitos outros.
Como funciona:
1) Identifique o problema ou situação a ser analisada;
2) Escolha quais os dados a serem considerados, levando em conta a decisão que precisa ser tomada e seu nível de complexidade;
3) Colete as informações necessárias em uma ferramenta de gestão ou com a área responsável;
4) Analise o material coletado e as alternativas, levando em considerando o problema, os possíveis cenários e oportunidades apresentadas pelas informações, o planejamento e objetivos da empresa e demais processos relacionados;
5) Tome a decisão, preferencialmente baseada em dados, já que você já fez a análise deles;
6) E, por fim, implemente as ações necessárias a partir da decisão e faça uma avaliação constante, até o fim da ação, para que seus resultados também se tornem informações imprescindíveis para as decisões futuras.
A tecnologia como suporte para tomada de decisões baseadas em dados
A tecnologia e uma ferramenta tecnológica são imprescindíveis para a coleta, processamento e análise de grandes volumes de dados, facilitando inclusive à visualização e análises.
O Analytics Manager, solução da Interact, é um exemplo de ferramenta fundamental para acompanhar o desempenho corporativo, permitindo a antecipação de cenários e orientado de forma mais eficiente a tomada de decisões baseadas em dados.
Apesar de possuir integração com sistemas ERP’s e CRM’s, pode ser utilizado junto de outras soluções como o Governance Manager – para gestão da governança corporativa e planejamento estratégico, Process Manager – para gestão de processos, Project Manager – integrando a gestão de projetos, Risk Manager – que engloba a gestão de riscos, entre outros. Assim, você concentra todos os dados em um só lugar.
A solução conta com análises customizáveis, possibilitando a escolha de logotipos, cores e formato dos itens apresentados, além de análise de dados em forma gráfica e intuitiva.
Confira outros benefícios e funcionalidades:
- Dashboards que reúnem e cruzam dados;
- Melhora na predição de decisões importantes;
- Drill anywhere: estratégico, tático e operacional;
- Gere relatórios, scorecards e dashboards;
- Tabelas dinâmicas e filtros interativos;
- Análise e observação gráfica da evolução do desempenho;
- Ferramentas de análise de dados em tempo real;
- E muito mais.