Artigos

Por que você deveria utilizar indicadores-chave de desempenho (KPIs)

26/10/2023
Por que você deveria utilizar indicadores-chave de desempenho (KPIs)

Norteadores quantitativos para medir os principais processos de sua empresa. Estes são os indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators, em inglês), parte fundamental da estratégia de qualquer empresa.

Cada realidade, estratégia e aporte devem determinar os indicadores-chave de desempenho. Ou seja, KPIs podem variar por setores (agronegócio, financeiro, saúde, educação, público, mineração, construção, etc), por macroprocessos (atendimento, finanças, desenvolvimento humano, compliance, TI, etc) e até mesmo por frameworks (Cobit, PMBOK, PRINCE2, SCOR, Risk IT, etc).

Principais tipos de KPIs:

– Indicador de capacidade

Como o próprio nome sugere, este KPI demostra a capacidade da produção de uma empresa. Por exemplo, o número de atendimentos de um hospital, a quantidade de produtos embalados em uma indústria ou a intensidade do trabalho na construção civil em horas/m².

– Indicador de produtividade

Focado na gestão dos negócios, este KPI busca mensurar a eficiência dos processos em termos de rendimentos. Entre os exemplos, estão Custo de Aquisição por Cliente (CAC), Custo por Lead (CPL) e índice de lucratividade.

– Indicador de qualidade

A melhoria contínua é foco deste KPI. Ele mensura o resultado final, com base em análises preditivas e preventivas, para assegurar maior eficiência e efetividade dos processos de negócios. Para saber mais sobre este tema, baixe este guia prático de gestão da qualidade.

– Indicador estratégico

KPIs estratégicos indicam o status do seu negócio em relação às metas e objetivos estabelecidos. O percentual de lucratividade, a taxa de crescimento e o ticket médio são alguns exemplos deste tipo de indicador.

 

Veja ainda 4 motivos para utilizar KPIs:

1) Precisão das informações em cada etapa

KPIs disponibilizam informações corretas em cada etapa do processo. Via de regra, indicadores-chave funcionam como termômetros, que monitoram periodicamente a saúde do seu negócio.

2) Maior eficácia para o negócio

Por sua exatidão, dão mais eficiência ao trabalho. Saber para onde estamos indo e como está a nossa performance é crucial para manter o que está dando certo e corrigir resultados fora da curva.

3) Agilidade e transparência

KPIs geram agilidade e transparência nos resultados. De um lado, quando bem monitorados asseguram respostas rápidas – preditivas ou preventivas. De outro, oferecem aos envolvidos a transparência de todo o processo de negócios.

4) Overview em tempo real

Por fim, KPIs permitem visão panorâmica e em tempo real do desempenho da empresa. Uma coisa é fato: é humanamente impossível estar de olho em tudo o que envolve a sua empresa. Nesse sentido, os KPIs oferecem justamente este panorama do desempenho da organização. Verdadeiros aliados da boa gestão.

Gostou destas dicas? Para você que quer ir além na sua gestão, a Interact oferece uma solução completa para gestão estratégica – do mapa estratégico, inspirado na metodologia Balanced Scorecard, aos KPIS, planos de ação e análises de desempenho.

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter