O Scrum nada mais é que um framework ágil, que também pode ser classificado como um método, utilizado principalmente na área de Gestão de Projetos para promover a colaboração entre integrantes de uma mesma equipe ou diferentes áreas.
O principal objetivo da metodologia é aumentar a produtividade das equipes sem perder a entrega de valor ao cliente. Por isso, é pautado nos pilares centrais da metodologia – adaptação, transparência e inspeção – e organiza as demandas em ciclos curtos de duas a quatro semanas, permitindo adaptação contínua e colaboração intensa para garantir as entregas.
E, apesar de ser muito eficiente para gerenciar projetos, outras áreas também podem usufruir de suas vantagens e benefícios, como a gestão de empresas em geral ou áreas específicas, como áreas de Desenvolvimento de Produto, Marketing, entre outras que listamos ao longo do artigo.
Benefícios do Scrum
Os benefícios e vantagens da adoção do método são percebidos de forma prática e efetiva, independentemente da área em que é utilizado.
Contudo, o principal benefício percebido é também seu objetivo: a agilidade. Sua forma de organização permite que as equipes respondam de forma rápida às mudanças, sejam elas em requisitos de projeto ou de planos para um evento, por exemplo. E isso só é possível porque o Scrum mantém o foco no valor entregue ao cliente.
Por falar em geração de valor para o cliente, esta é considerada outra vantagem, pois ajuda as equipes a alcançarem resultados concretos de forma rápida e frequente, tornando mais fácil a percepção de valor por parte do cliente.
Como todos da equipe possuem acesso às tarefas e entregas, torna o processo mais transparente, promovendo confiança e colaboração entre todos os envolvidos.
O autogerenciamento também acaba sendo uma consequência positiva do método, conferindo mais autonomia e responsabilidade para as equipes. Afinal, pessoas felizes e satisfeitas com seu trabalho refletem diretamente na qualidade das entregas e na agilidade dos processos.
Além disso, destacamos outros benefícios:
– Facilita o desenvolvimento de produtos complexos;
– Favorece a colaboração entre times de uma mesma área ou de áreas diferentes;
– Estimula a melhoria contínua;
– Fornece informações e propicia o planejamento constante, atuando na gestão de riscos de forma proativa e na correção de falhas de forma rápida.
Quais outras áreas podem utilizar?
Todas as áreas da empresa podem utilizar o método e usufruir de seus benefícios. Mas, para facilitar, separamos alguns exemplos práticos:
– O planejamento e execução de campanhas de marketing podem ficar mais simples com Scrum.
– O gerenciamento do processo de recrutamento e seleção, por sua vez, se tornar mais integrados com o Scrum, pois permite incluir o onboarding de novos colaboradores e treinamentos necessários para seu desenvolvimento.
– Treinamentos e cursos da área da educação ganham mais agilidade e organização com a utilização de sprints, tornando mais previsível sua conclusão.
– O Scrum também contribui para a gestão de processos operacionais, otimizando fluxos de trabalho e identificando gargalos de forma mais ágil.
– As equipes de gestão de produtos, mesmo não sendo relacionadas a softwares, podem utilizar os princípios do método para etapas de prototipagem, testes e refino do design, garantindo agilidade e assertividade.
– E, na vida pessoal, as aplicações são ainda mais amplas. Metas de longo prazo, por exemplo, podem ser gerenciadas com o Scrum. Ao dividir grandes entregas em tarefas ou objetivos menores, tornamos a meta gerenciável e mais próximos da realidade.
Scrum no Interact Suite
No Interact Suite, o Scrum deixou de ser componente e passou a ser uma solução completa para gestão ágil.
Com ele, sua empresa pode implementar o framework Scrum com sprints e monitoramento de diferentes equipes.
A solução também conta com aplicações como monitoramento de tarefas das equipes, espaço para análise crítica de projetos, burndown de acompanhamento do sprint, backlog e gestão transparente, gestão integrada de tarefas e ocorrências, além da classificação e organização para acompanhar o andamento do projeto ou das tarefas.