Artigos

Você utiliza a Análise BIA?

03/04/2024
Você utiliza a Análise BIA?

Não importa o tamanho de sua empresa ou tempo que ela está no mercado, nunca estará preparada para uma crise, a menos que a análise de riscos seja feita de forma completa e acompanhada constantemente.

Uma ferramenta muito importante que complementa essa análise é a Business Impact Analysis, ou Análise BIA, técnica essencial para a Gestão de Riscos e para garantir a continuidade dos negócios de uma organização.

A notícia boa é que a Análise BIA é uma das novidades que estará disponível na versão 10 da Suite SA, tornando a gestão de sua empresa ainda mais completa!

 

O que é a Análise BIA?

A Análise BIA (Análise de Impacto de Negócio), é uma ferramenta capaz de identificar e avaliar os efeitos de interrupções nos negócios. Além disso, auxilia na definição de metas e estratégias de recuperação de contingência, com o intuito de mitigar as perdas e restaurar a normalidade o mais breve possível.

Sua realização permite aos gestores determinar e avaliar os potenciais efeitos que uma interrupção, mesmo que seja decorrente de fatores mínimos, pode causar às atividades críticas da empresa.

Também auxilia a entender os impactos, como já citado anteriormente, e estabelecer tolerância para possíveis interrupções de trabalho, indicando necessidades e infraestruturas mínimas para ações de contingência, mantendo os processos vitais em continuidade.

Trata-se de um processo dinâmico, que deve acompanhar as transformações do mercado e do negócio, por isso, o plano deve ser revisado e atualizado regularmente ou sempre que houverem alterações significativa nos processos.

Resumindo, a BIA tem como principal objetivo fornecer informações e insights para ajudar as empresas a tomarem decisões baseadas na análise de dados.

 

Vantagens do método

A principal vantagem é deixar seu negócio preparado para situações adversas que possam gerar uma parada não planejada ou até crises.

Contudo, também contribui de diversas formas, como:

– Auxilia na priorização de atividades que fazer parte do core business da empresa, tornando mais simples eleger os setores e planos fundamentais para o negócio. Algumas áreas requerem mais atenção e investimento, pois os impactos nelas podem gerar perdas significativas ou potencializar cenários de riscos.

– Considerando imprevistos nas operações, a Análise de Impacto de Negócio pode contemplar planos de emergência, organizando um roteiro que auxiliará na tomada de decisões caso os eventos se concretizem.

– A análise é a base para a avaliação de riscos, logo, é o documento mais indicado para realizar a análise de riscos e impactos detalhada.

– Mapeia e aponta as vulnerabilidades da empresa de modo geral e específico, contemplando áreas e operações. Ao reconhecer as fraquezas da organização, métodos de recuperação eficientes tornam-se possíveis para manter o negócio a pleno vapor.

– Utilizando a BIA, as respostas para situações imprevistas tornam-se mais rápidas, pois estarão devidamente identificadas. Como resultado desse mapeamento, a produtividade tem impacto positivo, podendo apresentar até aumento.

 

Gestão de Riscos ou BIA?

As funcionalidades e objetivos de ambas podem fazer com que sejam confundidas facilmente.

Contudo, vale lembrar que a Gestão de Riscos tem como objetivo identificar, avaliar, gerenciar e monitorar os riscos que podem afetar a organização em sua totalidade ou partes específicas.

Já a BIA é uma análise de impacto nos negócios, com o objetivo de identificar e avaliar os efeitos que um evento adverso pode ter sobre os processos críticos da organização.

As duas são essenciais no processo de Gestão de Continuidade de Negócios. A Gestão de Riscos contribuiu para a prevenção e minimização de riscos, enquanto que a outra auxilia na definição de estratégias de contingência, necessárias para manter a continuidade do negócio em casos de interrupções.

Na prática, a Gestão de Riscos vai identificar, avaliar, gerenciar e monitorar o risco de incêndio em uma organização, por exemplo. Enquanto que a BIA vai auxiliar na definição de estratégias de contingência para o caso de o incêndio realmente ocorrer, o que será preciso para manter a continuidade do negócio após as perdas ou paralizações.

 

_

Na Suite SA 10, a Análise BIA é uma das novas soluções oferecidas. Com interface simples e intuitiva, permite a associação de processos do módulo Risk Manager, alteração dos critérios padrões cadastrados previamente, entre outras possibilidades.

A solução tem como objetivo contribuir para uma análise completa de riscos da organização, centralizando suas ferramentas de gestão.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Acesse nosso site!

 

 

Autora:

 

Bianca Wermann

Jornalista, Analista de Comunicação e Marketing da Interact Solutions

compartilhe
o conteúdo

Inscreva-se em nossa newsletter